16 de dezembro de 2007

Viva o Grande Sertão: Veredas

Debaixo de sol de 30º graus aproximadamente, terminei de ler o Grande Sertão: Veredas é claro meio atordoada e entorpecida com a linguagem bíblica e sertanista, como já haviam descrito. Hoje me agradeço pela bela e tão peculiar leitura. Também me louvo por ter adquirido uma edição de luxo, que é o que o livro merece: Deus seja louvado em João Guimarães Rosa, assim o digo e assim agradeço!As lágrimas não faltaram, lágrimas que são dádivas aos que conseguiram ler e entrar de corpo e alma nessa tão única história, esse livre merece toda nossa perplexidade, admiração e respeito para recebê-lo de coração aberto. Esse livro se lesse de trás para frente ou do começo para o fim, estaríamos sempre aprendendo, pois todo ele é de uma preciosa maestria.
Enfim, são ensinamentos de política, religião, amizade, fidelidade, doutrina e uma verdadeira missão, que Deus é amor e que o mal existe!
Fala da nossa vida aqui na terra, os leões que matamos em nosso cotidiano entre bons e maus, a vida propriamente dita; Isto é, "O Sertão está em todo o lugar". Não tenho mais o que falar faltam palavras e elas me fugiram. Também o livro fala por si só, João Guimarães Rosa fala por ele e quem tem capacidade e discernimento será capaz de captar a mensagem.

Enfim, Viva o Grande Sertão: Veredas, viva João Guimarães Rosa!

Julho de 2006

Nenhum comentário: