21 de fevereiro de 2015

O Eco da Voz Latina

Há alguns meses decidi estudar espanhol pelo simples fato de aprender mais profundamente um novo idioma. À medida que fui descobrindo do que é a América Latina. Verifiquei o quanto seria engrandecedor despertar-me para uma nova emoção e nova energia. A língua com seus meandros canta e dita as suas regras entre "los dientes" sendo dona de uma rica cultura com seus conceitos, os costumes, as músicas, os folclores e muitos fatos históricos. Enfim, um grande povo!

Cabe lembrar, cá em 2015, que o choro dessa América ainda está deveras por ser descoberta. Isso faz a gente se apaixonar pelas suas exclusões que mostraram o quanto foi sofrida e melindrada a vida dessa gente, entre guerras e vitórias. Muitos o fizeram e ainda o fazem, às vezes fica só um eco da voz Latina.

Entretanto, ao mesmo tempo que vi meu encantamento pela riqueza do aprendizado latino, vi também que a Latina foi um choro ainda não chorado. Assim resolvi cutucar e fiquei meio que no embalo do ir, ou morrer pela completa ignorância. O saber das coisas dói na gente o fácil é sorrir pelo desconhecido. O saber incomoda!

Nesse desvario, encontrei um trecho de um livro que estou lendo (agora em 06/06/15 li outros) e que me causou estranheza a princípio, usado n'outro contexto pelo autor, mas achei que ia de encontro com o que eu queria falar e com o que pudesse estar entalado na minha garganta sugando uma atual zona de um sentimento profundo:



Assim, pois, concluo que não é uma língua qualquer. Digo, que uma raça de uma herança. Num conceito que sei que deverei estudar não só com os olhos do aprendizado da língua, mas pelo ato de infiltrar num mundo pra mim obscuro. Se faz necessário, então, pensar e se encantar, se envolver e encharcar nesse novo embalo latino.

¹ Os Siete Locos - Roberto Art

Nazaré Braga - 21/02/2015
Publicado em 25/06/2015

* O efeito da publicação tardia foi que quando escrevi este texto ainda não tinha nenhuma ideia de como eram os autores latino, após 4 meses de entrega total aos estudos do espanhol fixei minha determinação tenho que ler muito sobre nossos latino e é claro, muito dos nossos maravilhosos brasileiro. Nossa literatura nunca deixou a minha grande inspiração. Salve Guimarães Rosa, Machado de Assis. Hoje é claro calcada em Quintana, Cora e Drummond. Tantos outros, tantos outros...   

Nenhum comentário: